terça-feira, 4 de setembro de 2012

Land-Wesser-Schlepper

A Rheinmetall Borsig foi selecionada em 1936 para desenvolver um trator que pudesse ser utilizado em operaões anfíbias. A idéia era que esse veículo fosse capaz de rebocar um trailer especial que podia flutuar, sendo capaz de carregar veículos ou equipamentos de até 18.000kg. A Rheimetall respondeu ao pedido com o veículo anfíbio Land-Wesser-Schlepper (LWS).

O estranho veículo passou por diversos testes sem chamar muita atenção até a se iniciar os preparativos da Invasão da Inglaterra (Operação Leão-marinho) que nunca ocorreu. Sem dúvida alguma esse veículo seria de grande utilidade na travessia do Canal da Mancha, mas o resultado da Batalha da Inglaterra pendendo para o lado dos Aliados e um grande atraso fez com que o projeto do LWS só decolasse em 1941. Entrando em serviço em 1942 ele foi bastante útil na União Soviética e no Norte da África.

Algo que contava contra o LWS era sua falta de blindagem. E em operações militares como era esperada na planejada Invasão da Inglaterra, a blindagem seria essencial. Caso contrário os três tripulantes mais os vinte homens que seria capaz de levar, acabariam sendo abatidos facilmente pelas defesas Britânicas nos riscos que uma invasão anfíbia acarreta. Após dois protótipos ficarem concluídos o projeto foi abandonado em 1942, já passado a derrota na Batalha da Inglaterra e toda a esperança de uma invasão das Ilhas Britânicas agora que a Alemanha Nazista focava-se no leste europeu. Após o termino da guerra os LWS foram encontrados e levados para o Reino Unido para avaliações. Poucos exemplares foram produzidos.



Especificações do Land-Wesser-Schlepper

Tripulação: 3
Peso: 13.000kg
Motor: um motor Maybach ML120 V12 de 300hp
Performance: velocidade: 35km/h na estrada e 12km/h na água
Dimensões: comprimento: 8,60m; altura: 3,16m; largura: 3,13m
Blindagem: nenhuma
Armamentos: nenhum

Nenhum comentário:

Postar um comentário